domingo, 20 de junho de 2010

Entre outras mil és tu BRASIL ó pátria amada

Esse clima de copa do mundo sempre desperta o lado mais patriota de cada uma das pessoas, esse orgulho tão grande que sentimos pelo nosso país, o país do futebol, do samba, do carnaval... enfim, o país da alegria. Mas, e o que mais?
Já fiz muitas viagens, mas a unica para fora foi para o Chile, mas digo e repito quantas vezes forem necessárias não há melhor lugar nesse mundo para se viver. Quando cheguei no Chile a primeira coisa que me perguntaram foi se sabia sambar e ficavam me pedindo o tempo todo para mostrar como era e para que eu tentasse ensina-los, conclusão: ou eu sou uma PÉSSIMA professora, ou realmente tem que ter um dom pra saber sambar. Enquanto todas as brasileiras sambavam eles pediam pra que os meninos fizessem embaixadinhas ou que mostrassem o que sabiam fazer com a bola, porque é essa a imagem que eles fazem da gente, futebol e carnaval.
Isso é bom sim, por um lado, pois mostra nosso lado festivo e é sim, uma das melhores coisas que o Brasil tem pra oferecer, além de suas belezas naturais, sua cultura que em cada cantinho é diferente da outra, suas belas praias, suas florestas e todos os seus patrimônios, só que é tão triste olhar o outro lado, o da pobreza, da corrupção, da violência, ver que um país que sorri por ser hospitaleiro, oferecer tudo que há de bom, oferecer também tanta coisa podre.
A sensação de vitória a cada jogo é tão boa, então porque não fazer dela uma sensação diária de ajuda a diminuir a desigualdade, de punir a corrupção, de investir na educação que é a solução para um país com menos violência, que são as verdadeiras vitórias que um país pode ter.
Enfim, como o Brasil é um país de todos vamos transforma-lo em um país bom pra cada um

Nenhum comentário:

Postar um comentário